Tudo sobre saúde gestacional

Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça os cuidados necessários para garantir uma gestação tranquila e a saúde da mãe e do bebê

A gravidez é um momento muito esperado na vida da mulher e do casal, mas por ser um período marcado por grandes transformações físicas e emocionais, é preciso ter atenção e cuidados específicos para garantir que a gestação seja bem-sucedida.

Nesse sentido, a promoção da saúde gestacional é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê com um conjunto de ações assistenciais que deve começar até mesmo antes da descoberta da gravidez, prolongando-se até o pós-parto, o chamado pré-natal. Tudo isso ajuda a evitar complicações e contribui para o desenvolvimento saudável da criança.

Garanta uma gestação tranquila com os especialistas da Mater Prime!

Agende uma consulta

Qual a importância do planejamento da gravidez

Planejar uma gravidez é o primeiro passo para uma experiência gestacional mais segura e tranquila. O planejamento deve ser iniciado a partir do momento em que o casal deseja engravidar com um acompanhamento médico para avaliar a saúde de ambos. Exames laboratoriais e consultas com ginecologistas, urologistas e especialistas em reprodução humana ajudam a identificar possíveis condições que podem interferir na gestação.

O planejamento influencia diretamente na saúde gestacional, pois também inclui mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação equilibrada, parar de fumar, reduzir o consumo de álcool e iniciar o uso de suplementação com ácido fólico, que minimiza o risco de malformações congênitas no feto.

Além disso, o planejamento envolve uma preparação emocional e financeira para a tão aguardada chegada do bebê.

Pré-natal e sua relevância para a saúde gestacional

O acompanhamento pré-natal é indispensável para monitorar a saúde da mãe e do bebê até o parto. Durante o pré-natal, são realizados exames periódicos com o objetivo de avaliar o desenvolvimento fetal e identificar precocemente possíveis complicações. Alguns cuidados específicos realizados no pré-natal que beneficiam a saúde gestacional são:

  • Atualização da caderneta de vacinação;
  • Monitoramento de doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão;
  • Monitoramento do peso materno;
  • Indicação de atividades físicas permitidas;
  • Conselhos para amenizar sintomas fisiológicos comuns da gravidez, como náusea, dor nas costas e constipação;
  • Prescrição de suplementos, como o ácido fólico;
  • Recomendações alimentares e de hábitos para garantir o bem-estar e a saúde gestacional.

O pré-natal também é o momento de esclarecer dúvidas comuns sobre a gestação, receber orientações sobre alimentação, exercícios, medicamentos permitidos e autorizados e como se adaptar da melhor forma à nova rotina.

A futura mamãe também pode aproveitar as consultas do pré-natal para planejar junto ao médico qual tipo de parto será realizado, conhecendo os riscos e benefícios de cada um, seja parto normal ou cesárea.

Quantas consultas devem ser realizadas?

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que a mulher realize, pelo menos, 6 consultas pré-natais para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a saúde na gestação, mas gestantes de alto risco podem necessitar de um número maior de consultas.

A periodicidade das consultas pré-natais varia de acordo com os trimestres da gestação, sendo que no 1º trimestre deve ser realizada uma consulta, duas no 2º trimestre e três no 3º trimestre. Estas devem ser mensais até a 28ª semana, quinzenais da 28ª até a 36ª semana e semanais da 36ª semana até o parto.

Estilo de vida durante a gestação

A saúde gestacional envolve também adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada com boa oferta de nutrientes. Uma dieta composta por frutas, verduras, grãos integrais, proteínas e que evite alimentos ricos em açúcar, sódio e conservantes contribui para uma gravidez saudável.

Outras medidas importantes para a saúde gestacional incluem:

  • Prática de atividade física com exercícios leves, como caminhadas, yoga e hidroginástica, que ajudam a manter a saúde cardiovascular e o bem-estar mental;
  • Repousar, ter boas noites de sono e evitar o excesso de atividades estressantes. Respeite os limites do seu corpo e lembre-se: o cansaço será maior nos últimos meses de gestação, o que é normal e esperado;
  • Cuidar da saúde mental ao praticar técnicas de relaxamento e buscar apoio psicológico, caso seja necessário.

Os cuidados com a saúde gestacional continuam após o parto

O parto é o momento mais esperado da gestação, por isso deve ser bem planejado com a escolha do hospital, equipe médica e plano de parto adequado para garantir que tudo corra de forma tranquila e sem intercorrências.

O pós-parto, ou puerpério, é o período após o nascimento do bebê, que dura, em média, de 6 a 8 semanas. Nesse tempo, o corpo da mulher passa por ajustes fisiológicos para o sistema reprodutivo retornar ao seu estado antes da gravidez.

O acompanhamento médico continua sendo importante para avaliar a recuperação do corpo, como a cicatrização de pontos e a recuperação uterina, por exemplo. Além disso, um ponto importantíssimo que deve ser avaliado é a geração de leite para a amamentação adequada, um dos principais desafios e ao mesmo tempo um dos maiores benefícios para a saúde do bebê e da mãe.

Para saber mais informações sobre saúde gestacional e outros aspectos que influenciam positivamente a gravidez, entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime.

 

Fontes:

Mater Prime

Ministério da Saúde

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x