Hoje a infertilidade afeta cerca de 15% dos casais em todo o mundo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é um problema de saúde global que afeta cerca de 48 milhões de casais que sonham com a paternidade/ maternidade, o que representa 15% da população total do planeta.
E uma das principais perguntas feitas pelos casais que passam por esse tipo de problema e resolvem realizar algum procedimento que os auxiliam nesse processo é sobre o preço da Fertilização in Vitro.
Entretanto, só é possível saber o preço da Fertilização in Vitro após uma análise clínica e exames dos pacientes. Isso porque cada um possui um histórico diferenciado e existem diversas etapas que envolvem esse tipo de procedimento.
Passo a passo da Fertilização in Vitro
Antes de falar sobre o preço da Fertilização in Vitro, é preciso entender o passo a passo para a realização desse tipo de procedimento.
Bastante complexa, a FIV funciona em algumas etapas. São elas:
- O primeiro passo é a realização dos exames para identificar as causas da infertilidade na paciente;
- Agora é hora da estimulação dos ovários, que é feita por meio de medicamentos injetáveis que aumentam as doses do hormônio folículo-estimulante (FSH) no organismo da mulher. Essa etapa é finalizada com a administração do hormônio hCG e leva cerca de 12 a 14 dias;
- O objetivo, nesta terceira fase, é obter os óvulos existentes dentro dos folículos dos ovários (punção ovariana sob sedação). Os espermatozóides poderão ser obtidos através da masturbação (mais comum), procedimentos testiculares invasivos (casos específicos) ou banco de sêmen;
- Após a coleta dos gametas, ocorre a fertilização do óvulo pelo espermatozóide em laboratório (técnica de FIV clássica ou ICSI) e cultivo até a evolução adequada dos embriões, que poderão ser transferidos ao útero ou ser congelados para transferência em momento oportuno;
- Com o útero preparado adequadamente é realizada a transferência de embriões através de um cateter bem fino (desconforto semelhante a uma coleta de Papanicolau e sem necessidade de sedação). Esse procedimento ocorre de 3 a 5 dias após a coleta de óvulos em caso de transferência a fresco ou cerca de 18-20 dias em caso de embriões congelados.
As etapas para a realização do procedimento são muitas e requerem bastante paciência do casal. Contudo, com a ajuda de uma equipe especializada e altamente preparada, o processo fica muito mais fácil.
Fatores que influenciam o preço da Fertilização in Vitro
Segundo a Resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibido que as clínicas divulguem os preços da Fertilização in Vitro e de outros procedimentos médicos.
Contudo, alguns fatores podem influenciar no preço da Fertilização in Vitro, o que ajuda o casal a ter uma média de valor. Entre eles, podemos destacar:
Consultas e exames
O primeiro passo para iniciar o processo para saber o preço da Fertilização in Vitro é realizar consultas e exames que avaliam o estado de saúde do casal. A depender do caso, parte dos exames requisitados não será coberta pelos planos de saúde.
Honorários médicos pela FIV
Após a identificação de que a Fertilização in Vitro é o tratamento mais adequado para os pacientes, será necessário pagar um valor para a equipe médica iniciar a realização do tratamento.
Infraestrutura da clínica
Outro fator que pode influenciar no preço da Fertilização in Vitro é a estrutura do local onde será realizado o procedimento. Quando a clínica já possui um laboratório próprio, deve-se entender que houve um alto investimento no local.
A clínica também precisa manter a manutenção do espaço, para garantir boas condições estabelecidas pelos órgãos reguladores do país, além de precisar oferecer total segurança, comodidade e privacidade para a realização dos procedimentos oferecidos.
Medicamentos
Os remédios utilizados durante a realização do procedimento também interferem no preço da Fertilização in Vitro. E os medicamentos dos quais estamos falando são referentes ao tratamento hormonal de estimulação ovariana, que são injetáveis e possuem alto custo, por serem vendidos apenas em distribuidoras especializadas.
Congelamento de material (criopreservação)
A criopreservação, como é chamado o congelamento de materiais, também interfere bastante no preço da Fertilização in Vitro. Isso porque será preciso congelar os embriões ou óvulos excedentes caso seja necessária uma segunda tentativa ou para um segundo filho.
Além do valor referente a essa criopreservação, também será cobrado pela clínica uma anuidade ou mensalidade, dependendo do laboratório escolhido.
Procedimentos Adicionais (biópsia embrionária, processamento seminal específico, etc)
O principal procedimento adicional que pode ser indicado e que impacta no preço da Fertilização in Vitro é a biópsia embrionária para análise genética (avaliação da saúde genética do embrião).
Programa de fertilização a baixo custo
Vale ressaltar que o preço da Fertilização in Vitro pode ser informado em uma consulta e com base em uma avaliação prévia da paciente ou do casal.
Para facilitar e tornar esse tratamento mais acessível, existem programas de fertilização a baixo custo para casais com pouca renda. Tais programas oferecem a realização desse procedimento com custo menor, a depender de cada caso.
Além disso, a maioria das clínicas de Reprodução Humana costuma conceder descontos especiais a esses casais caso tenham que realizar uma segunda tentativa da fertilização.
Para mais informações sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Mater Prime.