Conheça os principais passos para calcular idade gestacional na FIV, um processo que é diferente da idade gestacional tradicional
Chamamos de idade gestacional o cálculo de tempo em que o desenvolvimento do feto está em curso em uma gravidez. Geralmente, o resultado do cálculo da idade gestacional é dado em semanas, já que os meses não têm um padrão exato de número de dias. Convenciona-se que o cálculo é realizado a partir da última menstruação.
Quando se fala em gestações originadas por Fertilização in Vitro, no entanto, o cálculo deve ser feito de maneira diferente, uma vez que a fertilização não ocorre de maneira tradicional. Para calcular a idade gestacional na FIV, devem ser levados em consideração fatores como a coleta dos óvulos e sua fertilização em ambiente laboratorial.
Os principais motivos pelos quais é importante saber como calcular idade gestacional na FIV de maneira adequada são:
- Acompanhar o desenvolvimento do feto com mais exatidão;
- Saber a data aproximada do parto;
- Fazer exames na data ideal para cada etapa da gravidez;
- Classificar adequadamente o feto no momento do parto (prematuro, a tempo ou pós-termo).
Qual a diferença do cálculo da Idade gestacional tradicional para o da FIV?
Como dito, existem algumas diferenças entre calcular idade gestacional na FIV e realizar o mesmo cálculo em uma gestação tradicional. Isso porque, na FIV, os embriões são fertilizados fora do ambiente uterino em óvulos que podem ter sido coletados muito antes do procedimento em si.
Em uma gravidez iniciada de forma natural, a idade gestacional é sempre calculada a partir do fim do último ciclo menstrual (momento conhecido pela sigla DUM — data da última menstruação).
Geralmente, a partir dessa data, se estima que a ovulação e fertilização naturais ocorrem cerca de 14 dias após o DUM. Sendo assim, pode-se dizer que a idade gestacional no momento da fecundação é de cerca de 2 semanas. No total, a gravidez tem, em média, 40 semanas de duração.
Isso quer dizer que, para calcular a idade gestacional na FIV, é importante levar em consideração a idade do embrião ao ser transferido para o útero, e não a data da transferência em si. Geralmente, os embriões são transferidos para o útero entre o terceiro e quinto dia de desenvolvimento, numa fase chamada de blastocisto.
Passo a passo de como calcular a Idade Gestacional para FIV
Para calcular idade gestacional na FIV, alguns passos devem ser seguidos:
- Passo 1 — Subtrair 14 dias da data de transferência do embrião: como a idade gestacional leva em consideração que a implantação natural do embrião ocorre na segunda semana de gravidez (14 dias após a última menstruação), a mesma lógica deve ser aplicada para calcular idade gestacional na FIV, subtraindo-se 14 dias do dia da transferência.
- Passo 2 — Subtrair a idade embrionária: além dos 14 dias, é importante também subtrair a idade do embrião, já que são necessários alguns dias de desenvolvimento até que esteja pronto para sua transferência.
Isso quer dizer, por exemplo, que embriões D3 (transferidos no terceiro dia após a fertilização) têm idade gestacional iniciada 17 dias antes da transferência. Já um embrião D5 teria sua idade gestacional com início estimado 19 dias antes do dia de sua transferência.
Assim, é possível calcular a idade gestacional na FIV equiparando-a com o cálculo da idade gestacional natural. É importante ter em mente que, ao contrário da idade gestacional natural, o momento considerado como início da gravidez na FIV não é, necessariamente, o mesmo da última menstruação da mulher, ainda que seja próximo, já que o dia ideal para a transferência costuma ser entre o 18º e 21º dia do ciclo menstrual.
Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia