Reversão de laqueadura: vale a pena?

Fale conosco pelo WhatsApp

A reversão de laqueadura é uma opção para mulheres que desejam restaurar a fertilidade, mas é importante entender suas limitações e considerar alternativas

A técnica de reversão de laqueadura busca restaurar a fertilidade em mulheres que anteriormente optaram pela esterilização. No entanto, a eficácia deste procedimento pode ser limitada, e muitas vezes a Fertilização in Vitro (FIV) se mostra uma alternativa mais eficaz para realizar o sonho da maternidade novamente.

O que é laqueadura

A laqueadura, também conhecida popularmente como ligação das tubas uterinas, é um procedimento cirúrgico que envolve o bloqueio ou corte das tubas uterinas, impedindo a passagem dos óvulos do ovário para o útero. É uma forma eficaz de contracepção permanente, além de ser uma escolha comum entre as mulheres que não desejam mais ter filhos.

Quais são os tipos de laqueadura?

Via abdominal (mais comum)

No processo via abdominal, o cirurgião faz uma pequena incisão e acessa as tubas uterinas para bloqueá-las ou cortá-las.

Via vaginal

Em alguns casos, porém, é necessário realizar a cirurgia de bloqueio das tubas uterinas através do canal vaginal, que pode ser feita de duas maneiras:

  • Colpotomia: o cirurgião faz um corte no espaço localizado em torno do colo uterino, área chamada de fundo-de-saco posterior da vagina, onde é possível alcançar as tubas e obstruí-las;
  • Histeroscopia: o acesso às tubas é feito pela cavidade do útero, com o auxílio de um aparelho específico, o histeroscópio – um tubo fino que contém uma fibra óptica em sua extremidade.

Como é realizada a reversão da laqueadura?

A reversão de laqueadura é um procedimento cirúrgico, em que os canais são religados por meio de microsutura, com um fio extremamente fino e com uma técnica microcirúrgica que conta com o auxílio de um microscópio cirúrgico. Para melhorar a irrigação sanguínea dos tecidos, retira-se a parte onde estava a cicatriz da laqueadura. É possível realizar a cirurgia de reversão de laqueadura por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

Chances de sucesso da reversão de laqueadura?

As chances de sucesso podem variar significativamente de acordo com vários fatores, como a técnica utilizada na laqueadura original, a idade da paciente e o tempo decorrido desde a esterilização. Em geral, as taxas de sucesso são de até 70%. No entanto, é importante destacar que o sucesso ou não na reversão da laqueadura é de seis meses a um ano após o procedimento. Além disso, a reversão de laqueadura não garante uma gravidez bem-sucedida, pois outros fatores podem afetar a capacidade de engravidar, como a qualidade dos óvulos e do esperma.

Riscos da reversão da laqueadura

Como todo procedimento cirúrgico, a reversão de laqueadura não está isenta de riscos. Aqui estão algumas das possíveis complicações:

  • Infecções;
  • Sangramento;
  • Formação de cicatrizes;
  • Danos aos órgãos adjacentes.

Além disso, a cirurgia não garante que a fertilidade será restaurada com sucesso.

É possível ter filhos sem realizar a reversão de laqueadura?

Para mulheres que desejam ter filhos após a laqueadura e não desejam se submeter à reversão, a Fertilização in Vitro (FIV) é uma opção viável. A FIV é uma das tecnologias mais utilizadas para a reprodução assistida. Ela consiste em extrair os óvulos e os espermatozoides para, então, fecundá-los em laboratório, dispensando a necessidade das tubas uterinas.

Após a fertilização, o embrião é transferido para o útero, e a gestação acontece normalmente.

A escolha entre realizar a reversão da laqueadura ou fazer fertilização in vitro varia conforme a idade da paciente, o local da tuba onde foi feita a laqueadura e outros fatores que podem dificultar a gravidez.

Esta técnica oferece maiores chances de sucesso em comparação com a reversão de laqueadura, especialmente em casos de laqueadura tubária bilateral, na qual ambas as trompas foram bloqueadas

Devido às maiores probabilidades de sucesso, a fertilização in vitro é frequentemente selecionada como a opção de tratamento mais adequada.

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime

CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

 

 

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x