É possível engravidar sem as trompas?

Fale conosco pelo WhatsApp

As trompas desempenham um papel fundamental na concepção de maneira natural. Saiba se é possível engravidar sem elas.

As trompas uterinas desempenham um papel importante para a gestação, pois são elas as responsáveis por capturar os óvulos liberados para a fecundação e transportar os espermatozoides até o útero.

Porém, algumas mulheres precisam ser submetidas a um procedimento de retirada das trompas, o que naturalmente provoca questionamentos sobre a possibilidade de engravidar sem as trompas.

Tire suas dúvidas com nossos especialistas. Agende já!

Agende uma consulta

Qual é a função das trompas uterinas?

As trompas de Falópio, também chamadas de trompas uterinas, são estruturas que conectam os ovários ao útero e desempenham um papel fundamental para a gestação.

Após a ovulação, o óvulo é capturado pelas trompas, onde encontra o espermatozoide para que ocorra a fertilização. Caso o óvulo seja fertilizado, ele é transportado para o útero, onde se implanta para iniciar a gestação. Desta forma, muitas mulheres se questionam se é possível engravidar sem as trompas, já que elas desempenham um papel fundamental para que ocorra a gravidez.

Em quais casos é necessário retirar as trompas?

Quando se fala na possibilidade de engravidar sem as trompas, se pensa em mulheres que, por algum motivo, precisaram passar pela cirurgia de retirada dessas estruturas. Os casos em que a retirada das trompas, conhecida como salpingectomia, pode ser necessária são:

  • Casos avançados de endometriose;
  • Infecções pélvicas causadas por infecções sexualmente transmissíveis;
  • Gestação ectópica;
  • Cirurgias anteriores que exigiram a remoção das trompas.

É possível engravidar sem as trompas?

Tendo em vista a importância das trompas de Falópio para alcançar uma gravidez natural, muitas mulheres se perguntam se é possível engravidar sem as trompas.

Existe a possibilidade de gestação sem as trompas, mas não de forma natural. A mulher que deseja engravidar sem as trompas deve contar com tratamentos de reprodução assistida que envolvam a estimulação e coleta dos óvulos, tais como a fertilização in vitro (FIV).

Opções de tratamento para engravidar sem as trompas

Como mencionado anteriormente, a mulher que não tem uma das trompas uterinas pode ter dificuldade para alcançar a gestação de forma natural. As trompas são responsáveis por transportar o óvulo até o útero após a ovulação, onde ele pode ser fertilizado, essa etapa fundamental da fertilização não ocorre, o que impede a gravidez.

No entanto, procedimentos de reprodução assistida podem substituir a função das trompas, fertilizando o óvulo em laboratório, por exemplo, e transferindo o embrião diretamente para o útero, possibilitando engravidar sem as trompas.

Assim, a FIV se torna uma solução viável para engravidar sem as trompas, permitindo que inúmeras mulheres alcancem o sonho da maternidade mesmo sem essa parte do sistema reprodutivo. A técnica oferece altas taxas de sucesso e é amplamente utilizada nesses casos.

Realize o sonho da maternidade com a Mater Prime!

Agende uma consulta

Fertilização in Vitro (FIV)

Como mencionado, a Fertilização in Vitro (FIV) é o tratamento mais indicado para quem deseja engravidar sem as trompas. O tratamento tem início na estimulação dos ovários para a produção de óvulos, que são coletados. Os espermatozoides do companheiro também são coletados e a fecundação do óvulo pelo espermatozoide é realizada em laboratório.

Tendo em vista que uma das principais funções da trompa de Falópio é permitir o encontro do espermatozoide com o óvulo, a FIV permite que esse passo da reprodução seja bem-sucedido, uma vez que não precisará desse canal para a fecundação.

Em seguida, a mulher que deseja engravidar sem as trompas terá os embriões transferidos diretamente para o seu útero, onde podem se implantar e gerar uma gestação.

A FIV proporciona uma chance real de gravidez para mulheres que desejam engravidar sem as trompas, sendo um dos tratamentos de reprodução assistida com as mais altas taxas de sucesso.

Entre em contato com a Mater Prime e agende uma consulta.

 

Fontes:

Mater Prime

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Inscreva-se no canal da Mater Prime

Vídeos novos toda terça, quarta e quinta às 17h

x