Dores pélvicas e dificuldade para engravidar indicam a necessidade de procurar o especialista em endometriose
Dor pélvica e alterações menstruais são sintomas frequentes da endometriose, uma condição ginecológica que atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, provocando dores crônicas em 57% dos casos e infertilidade em 30%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva.
O tratamento da endometriose costuma ser tardio, pois muitas mulheres acreditam que cólicas intensas durante o período menstrual e desconforto durante as relações sexuais são normais. Além disso, essa condição possui um diagnóstico desafiador devido à diversidade e imprecisão dos sinais que apresenta. Saiba quando procurar o especialista em endometriose e como atua esse profissional da saúde.
Quais são os sintomas da endometriose?
Endometriose é uma condição médica caracterizada pelo crescimento do endométrio (camada que reveste o útero internamente) em diversos órgãos pélvicos. Esse tecido deveria ser encontrado apenas no útero, mas pode se expandir para ovários, tubas uterinas, intestinos e bexiga.
Existem vários sintomas causados pela endometriose, que podem ser mais intensos dependendo da quantidade e do lugar em que esses focos de tecidos endometriais estão alojados. Alguns dos sinais mais frequentes são:
- Dor pélvica constante ou que piora durante o período menstrual;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dor ao urinar ou defecar;
- Dificuldade para engravidar;
- Fluxo menstrual intenso (adenomiose).
O que faz um especialista em endometriose?
O especialista em endometriose é o médico ginecologista capacitado para cirurgias laparoscópicas, mas fertileutas são aliados importantes para orientar o planejamento reprodutivo e conduzir as situações de infertilidade. Além disso, ginecologistas gerais podem realizar o acompanhamento clínico de pacientes sem desejo reprodutivo e sem indicação cirúrgica. No geral, cabe a esse médico oferecer:
Diagnóstico da endometriose
Essa doença frequentemente se confunde com outras doenças pélvicas devido à semelhança de sinais, portanto, a consulta é o momento de ouvir as queixas da paciente, realizar a anamnese, o exame físico e os exames complementares. Entre os exames de imagem que podem ser solicitados pelo especialista em endometriose estão a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética de abdome e pelve (ambos preferencialmente com preparo intestinal).
Entre em contato com os especialistas da Mater Prime!
Tratamento da endometriose
O especialista em endometriose planeja o tratamento adequado para as especificidades individuais da paciente, considerando a gravidade da condição, a idade e os objetivos reprodutivos devido à infertilidade constatada em grande parte dos casos. Em algumas situações, recomenda-se apenas acompanhamento periódico por meio de exames para monitorar a progressão da doença e analgésicos.
Se a paciente apresenta sintomas intensos, o tratamento inclui o uso de medicamentos para aliviar a dor e a administração de hormônios para diminuir a atividade do tecido endometrial fora do útero, o que reduz o processo inflamatório.
A laparoscopia é um procedimento cirúrgico utilizado para tratamento pelo especialista em endometriose. Durante o procedimento, pequenas incisões são feitas na região abdominal para a introdução de instrumentos cirúrgicos delicados e de uma câmera, que possibilita a visualização e a remoção dos implantes de endometriose.
Apoio no tratamento de infertilidade
A endometriose é uma das principais causas de infertilidade em mulheres. Mesmo pacientes em estágios iniciais da doença sem sintomas significativos podem enfrentar dificuldades para conceber devido a fatores como alterações na anatomia pélvica (principalmente das tubas uterinas) e inflamação crônica.
O especialista em endometriose auxilia no tratamento da infertilidade, que frequentemente tem benefício da eliminação dos focos de inflamação por meio da laparoscopia. O fertileuta pode indicar o congelamento de óvulos previamente à cirurgia e conduzir os tratamentos de reprodução humana assistida que forem mais indicados para cada caso.
Especialista em endometriose: quando procurar?
A consulta com um especialista em endometriose é necessária para o diagnóstico preciso e tratamento adequado. Afinal, esse profissional tem experiência em reconhecer sintomas diversos e muitas vezes vagos dessa condição de difícil diagnóstico.
Além disso, o especialista em endometriose auxilia no tratamento da infertilidade. Dessa forma, ele deve ser consultado se houver sintomas sugestivos da doença ou quando o casal não consegue engravidar após mais de um ano mantendo relações sexuais frequentes sem o uso de contraceptivos.
Como escolher um bom especialista em endometriose?
Para encontrar um bom especialista em endometriose é importante avaliar as credenciais do médico, analisando a formação acadêmica, certificações e experiência profissional. No que diz respeito aos fertileutas, a estrutura da clínica onde o tratamento é realizado também deve ser considerada, levando em consideração a infraestrutura e o suporte oferecido.
Além disso, existe a possibilidade de escolher um especialista em endometriose com o auxílio de pesquisas online e de recomendações de amigos e familiares. Na internet, é possível encontrar avaliações de pacientes que compartilharam suas experiências após a realização de tratamentos semelhantes.
Na Mater Prime, contamos com todos os tipos de profissionais especialistas em endometriose, incluindo cirurgiões laparoscopistas, fertileutas e ginecologistas para acompanhamento clínico, de modo que o seu caso poderá ser conduzido de forma individualizada de acordo com os seus objetivos. Entre em contato e agende uma consulta!
Fontes
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
Hospital Israelita Albert Einstein
Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva