Diversos casais apresentam dificuldade para engravidar naturalmente. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), esse montante chega a 60 milhões, ou 15% dos casais que tentam ter um filho. A infertilidade é considerada quando o casal tenta engravidar sem sucesso por um ano, tendo relações sexuais frequentemente e sem uso de contraceptivos. Quando a mulher tem mais de 35 anos o período para considerar a infertilidade é de seis meses.
Sempre que um casal suspeita da infertilidade ele deve buscar um centro de reprodução assistida e realizar exames e análises clínicas, afim de definir a causa do problema e o tratamento mais adequado para o casal. Cada causa da infertilidade precisa de um tratamento específico.
Quem é infértil no casal?
Estimativas apontam que tanto o homem como a mulher apresentam o mesmo percentual no diagnóstico de infertilidade, 30%. Também em 30% dos casos o problema que causa infertilidade está presente tanto no homem quanto na mulher e os 10% restantes correspondem aos casos que não possuem causa identificada, chamados de infertilidade sem causa aparente.
Diversos tipos de exames podem ser solicitados ao casal, como espermograma, ultrassonografias e exames de sangue. A análise do histórico dos pacientes e de suas famílias também podem ajudar o médico a detectar qual é o problema de fertilidade que os acomete e impede que eles tenham filhos.
Quais tratamentos existem?
Existem diversos tipos de tratamentos para infertilidade que conseguem devolver ao casal a capacidade de ter filhos. Alguns são simples, envolvendo apenas hormônios e outros necessitam da reprodução assistida ou de procedimentos cirúrgicos. Os principais tratamentos são:
- Coito programado;
- Inseminação artificial;
- Fertilização in vitro;
Em diversas situações, o casal pode necessitar da doação de gametas ou que a gestação ocorra no útero de outra mulher. Em alguns casos, também pode ser necessária a preservação da fertilidade, especialmente em pacientes oncológicos que podem vir a ter problemas de fertilidade após o tratamento necessário.
A infertilidade pode trazer sentimentos desagradáveis e deve ser encarada com naturalidade mas também responsabilidade, buscando tratamento em uma clínica de tratamento de fertilidade para que o casal consiga realizar o sonho de ter um filho.