Reversão de laqueadura é possível?

Fale conosco pelo WhatsApp

Reversão de laqueadura A laqueadura é um processo cirúrgico que impede a concepção, uma vez que não permite que os espermatozoides alcancem o óvulo. O processo cirúrgico, também chamado de ligadura das trompas, é considerado um método de contracepção definitivo. No entanto, com os avanços tecnológicos e da medicina, atualmente é possível fazer a reversão de laqueadura.

A reversão ocorre com um procedimento cirúrgico, no qual as partes seccionadas das trompas são religadas com um fio cirúrgico extremamente fino. A técnica é microcirúrgica e utiliza um microscópio para auxiliar o cirurgião. A taxa de sucesso na concepção após a reversão varia entre 50% e 80%, dependendo do caso.

Motivos que levam à reversão de laqueadura

Quando uma mulher decide fazer a laqueadura, ela assume que não deseja mais ter filhos. No entanto, algumas situações podem alterar esse desejo e então a mulher opta por passar novamente por um processo cirúrgico, desta vez para devolver sua fertilidade. Os principais motivos que levam uma mulher a querer reverter a laqueadura são:

  • Novo casamento;
  • Morte dos filhos;
  • Melhores condições financeiras.

A reversão pode ser impossível  a depender do local da trompa que foi realizada a laqueadura. Somente um especialista pode solicitar exames e avaliar a possibilidade da reversão.

Opções além da reversão de laqueadura

Quando a reversão não é possível ou não apresenta resultados satisfatórios após sua realização, a mulher pode optar por outros tipos de tratamento para engravidar. Além disso, muitas vezes, outros tratamentos podem ser recomendados em vez da reversão, por apresentarem maiores chances de sucesso na obtenção da gravidez.

Nesses casos, a principal escolha de método é a Fertilização in Vitro (FIV), procedimento que realiza a união do espermatozoide e do óvulo em laboratório. Posteriormente o embrião é implantado no útero feminino, gerando assim a gravidez. Na FIV, não há a necessidade das trompas, uma vez que os óvulos podem ser obtidos diretamente a partir dos ovários.

Antes de optar por algum tratamento para infertilidade, é importante que o casal procure ajuda médica. O especialista em Reprodução Humana determinará qual é a causa da dificuldade em engravidar e poderá então sugerir o melhor método de reprodução humana para o casal.

 

Blog

Confira as últimas novidades do mundo da Reprodução Humana

Instagram Dr. Rodrigo RosaYoutube Dr. Rodrigo Rosa x