Os sintomas de gravidez após a FIV são os efeitos mais esperados e são o maior indicativo de sucesso do tratamento. Veja quais são os mais comuns.
Indicada principalmente para casais que enfrentam dificuldades para engravidar por razões como, entre outras, infertilidade masculina, bloqueio nas trompas e endometriose, a fertilização in vitro (FIV) é uma das técnicas mais eficazes de reprodução assistida.
O procedimento envolve a coleta de óvulos e espermatozoides, que são fertilizados em laboratório para, posteriormente, serem transferidos ao útero da mulher. Depois da transferência embrionária, muitas tentantes ficam ansiosas para saber se o seu bebezinho já está a caminho. Por isso, é natural que fiquem atentas aos primeiros sintomas de gravidez após a FIV.
Quais são os sintomas de gravidez após a FIV?
Os sintomas de gravidez após a FIV podem ser semelhantes aos de uma gravidez natural, mas nem todas as mulheres os sentirão de forma imediata. A seguir, estão listados os mais comuns.
Sensibilidade ou dor nos seios, o que pode ser um sinal precoce de gravidez. Além disso, algumas mulheres relatam sentir cólicas leves ou um suave desconforto no abdômen inferior, o que pode ser um indício de que o embrião está se implantando no útero.
A fadiga também consta entre os sintomas de gravidez após a FIV, sendo o cansaço e a sonolência alguns dos primeiros sinais de gestação, já que o corpo começa a ajustar os níveis hormonais para sustentar o crescimento do embrião.
Além das clássicas náuseas e dos relatos de vômitos (talvez o sintoma de gravidez mais conhecido entre o público), o aumento da frequência urinária também pode ser um indicativo de gestação, graças às mudanças hormonais que afetam os rins e o fluxo sanguíneo na região pélvica.
Importante ressaltar que algumas mulheres não apresentam sintomas, o que não é um fator relacionado a mau prognóstico.
Quando os sintomas começam a aparecer?
Os sintomas de gravidez após a FIV podem começar a aparecer cerca de 7 a 14 dias após a transferência do embrião. No entanto, é importante lembrar que nem todas as mulheres apresentam sintomas logo no início. Muitas vezes, as sensações causadas pela medicação utilizada no ciclo de FIV (como a progesterona) podem imitar os sinais de gravidez, causando confusão.
Durante o período de espera após a transferência embrionária (conhecido como “beta espera”), é importante ter paciência. Para confirmar a gestação, o teste de gravidez, que mede os níveis de hCG no sangue, deve ser realizado seguindo a orientação médica, geralmente a partir de 9 dias da transferência.
Devo me preocupar com algum sintoma?
Embora a maioria dos sintomas de gravidez após a FIV sejam normais, alguns sinais podem indicar a necessidade de atenção médica. Por exemplo, dor abdominal intensa, sangramento vaginal abundante, tonturas frequentes e desmaios não devem ser ignorados. Esses sintomas de gravidez após a FIV podem ser indicativos de problemas, como gravidez ectópica ou outros tipos de complicações, e devem ser tratados com urgência.
Se você sentir desconfortos que geram preocupação, entre em contato com o seu médico imediatamente para passar por uma avaliação adequada.
Realize a Fertilização in Vitro com os especialistas da Mater Prime!
Como confirmar a gravidez após a FIV?
O único método seguro para confirmar uma gestação após a FIV é o teste de gravidez de sangue (dosagem de beta hCG), que deve ser realizado conforme a orientação do seu especialista em reprodução assistida. O hCG é o hormônio da gravidez e, ao medir a sua presença na corrente sanguínea, é possível detectar se a transferência embrionária foi bem-sucedida.
Normalmente, o teste é realizado a partir de 9 dias após a transferência do embrião. Caso o resultado seja positivo, um ultrassom será agendado nas semanas seguintes para verificar o desenvolvimento do saco gestacional e do embrião.
Ansiedade e incerteza: como lidar?
A ansiedade durante o processo de FIV, especialmente na fase de espera pelos resultados, pode ser bastante intensa. A incerteza sobre o sucesso do tratamento e a expectativa pelos primeiros sintomas de gravidez são fatores que podem gerar estresse emocional.
Para lidar com essa fase, é importante seguir algumas dicas:
- Contar com apoio emocional;
- Fazer acompanhamento psicológico;
- Evitar testes de gravidez precoces;
- Praticar técnicas de relaxamento.
O período de espera pelos sintomas de gravidez após a FIV pode ser desafiador, mas é importante lembrar que cada ciclo de FIV é único. Manter-se otimista e contar com o acompanhamento adequado aumenta as chances de sucesso.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)