Condição pouco comum impacta mulheres que já realizaram cesárea
A endometriose de cicatriz cirúrgica, ou endometriose incisional, é uma condição que, embora pouco conhecida, pode afetar significativamente a qualidade de vida das mulheres que passaram por cirurgias abdominais, como a cesárea.
Quero saber mais sobre os tipos de endometriose!
O que é endometriose de cicatriz cirúrgica?
A endometriose de cicatriz cirúrgica ocorre quando células do endométrio, o tecido que reveste o interior do útero, se implantam e crescem em cicatrizes de cirurgias abdominais. Essas células podem responder ao ciclo hormonal menstrual, levando a inflamações, dores e formação de nódulos na cicatriz. A doença pode aparecer nas regiões de cicatriz alguns anos após a realização da cirurgia.
Endometriose de cicatriz cirúrgica: quais são os sintomas?
Tratando-se de endometriose na cicatriz cirúrgica, alguns sintomas específicos devem ser observados, como:
- Dor intensa na região da cicatriz, especialmente durante o período menstrual;
- Nódulos palpáveis e dolorosos na área da cicatriz (muitas vezes arroxeados);
- Inchaço na região da cicatriz;
- Sangramento na região de cicatriz no período menstrual.
Endometriose na cicatriz de cesárea e infertilidade
A endometriose na cicatriz de cesárea é uma condição rara que afeta entre 0,03% e 0,45% das mulheres que já passaram por uma cesárea. Diferentemente da endometriose pélvica, que pode estar associada à infertilidade, a endometriose na cicatriz cirúrgica da cesariana não interfere diretamente no sistema reprodutivo, no entanto é comum haver associação de ambas as manifestações da doença.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico da endometriose de cicatriz cirúrgica envolve uma combinação de histórico clínico, exame físico e exames complementares, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Ultrassom de parede abdominal
Este exame é fundamental para detectar lesões pequenas, determinar a profundidade de nódulos subcutâneos e definir se há comunicação com outras estruturas.
Agende sua consulta com os especialistas da Mater Prime!
Ressonância magnética
A ressonância magnética (RM) oferece imagens detalhadas das estruturas internas, identificando a endometriose pélvica e avaliando a extensão da doença no subcutâneo. A RM é um exame não invasivo e altamente sensível, tornando-se crucial para o diagnóstico da endometriose na cicatriz cirúrgica.
Como funciona o tratamento para a endometriose na cicatriz de cesárea?
Quando a endometriose de cicatriz cirúrgica é diagnosticada, o único tratamento é a cirurgia excisional, que consiste na retirada da porção da cicatriz que contém a lesão de endometriose e deixa em seu local uma nova cicatriz livre da lesão. Com base nos exames de imagem o cirurgião determina a profundidade e a extensão da retirada e o material é encaminhado para estudo anatomo-patológico a fim de confirmar sua natureza endometriótica e excluir quaisquer suspeitas oncológicas que podem ser associadas às lesões de pele.
É possível engravidar com endometriose de cicatriz cirúrgica?
Sim, é possível engravidar com endometriose de cicatriz cirúrgica. Porém, é muito importante que a paciente tenha um acompanhamento antes, durante e depois da gravidez. Além disso, a endometriose, que não esteja relacionada à parede abdominal, pode afetar a fertilidade, mas muitos tratamentos de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro, podem ajudar na concepção.
Como a FIV pode auxiliar?
Para mulheres com endometriose de cicatriz cirúrgica e dificuldades para engravidar de forma espontânea, a FIV pode ser uma alternativa eficaz. Através desse tratamento, os óvulos e espermatozoides são coletados e fecundados em laboratório, gerando embriões que podem ser transferidos para o útero, aumentando as chances de gestação.
A endometriose de cicatriz cirúrgica, embora desafiadora, não precisa ser um obstáculo para o sonho da maternidade. Através de diagnóstico preciso, tratamento adequado e acompanhamento especializado, as mulheres que desejam engravidar podem superar essa condição e alcançar a maternidade.
Fontes: