Fale conosco pelo WhatsApp

Falhas repetidas de implantação embrionária

Mulher olha para teste de gravidez com expressão triste enquanto segura teste de gravidez

Conheça as principais causas das falhas repetidas de implantação embrionária e algumas condutas para elevar as chances de implantação bem-sucedida.

Mulher olha para teste de gravidez com expressão triste enquanto segura teste de gravidez
Imagem: Shutterstock

A Medicina reprodutiva tem apresentado avanços sólidos nas últimas décadas aproximando casais com infertilidade do sonho da maternidade e paternidade. Ainda assim, mesmo em técnicas modernas como a da Fertilização in Vitro (FIV) pode ocorrer falhas repetidas de implantação embrionária.

As falhas de implantação ocorrem quando, por alguma razão, o embrião transferido não implanta no endométrio materno, que deve estar receptivo à implantação para que a gravidez seja bem-sucedida.

Quais os motivos para falhas repetidas de implantação embrionária?

Existem diferentes motivos associados às falhas repetidas de implantação embrionária, seja em uma concepção natural ou após um tratamento de FIV. Identificar a causa é essencial para uma conduta médica diferente e que aumente as chances de concepção.

Entre os principais motivos que causam as falhas de implantação e resultam no insucesso da gestação destacam-se as apresentadas a seguir.

Deslocamento da janela de implantação

Como visto, a implantação do embrião deve ser compatível com a janela de melhor receptividade endometrial para que haja uma interação satisfatória entre embrião e endométrio, resultando na presença e evolução da gravidez.

No entanto, em alguns casos a paciente apresenta alterações hormonais que resultam em um endométrio não receptivo, resultando na falha de implantação.

Alterações uterinas

Entre os motivos para falhas repetidas de implantação embrionária estão alterações no útero, como presença de miomas, pólipos, alterações anatômicas, endometriose e outras.

Essas condições resultam em alterações na cavidade uterina ou no endométrio que comprometem a implantação embrionária. Felizmente, alguns exames simples auxiliam no diagnóstico desses casos, oferecendo informações para direcionar a abordagem médica.

Alterações hormonais

Uma gravidez de sucesso está diretamente relacionada à produção hormonal, sendo que níveis alterados de hormônios podem comprometer a fertilidade do casal e as chances de implantação do embrião.

Alguns dos hormônios que atuam diretamente na concepção incluem o TSH, prolactina, progesterona e testosterona. Dessa forma, pacientes com alterações hormonais, como as acometidas pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), podem apresentar maior dificuldade para engravidar com quadros de falhas na implantação e aborto de repetição.

Trombofilias

As trombofilias são quadros nos quais ocorre a formação de coágulos sanguíneos que podem obstruir os vasos uterinos e reduzir o transporte de oxigênio e nutrientes pela corrente sanguínea, comprometendo a fixação do embrião na parede uterina e causando falhas repetidas de implantação embrionária.

Fatores imunológicos

Entre as razões pelas quais podem ocorrer falhas na implantação embrionária de forma repetitiva está a incompatibilidade do sistema imunológico materno em relação ao embrião.

Para uma gestação bem-sucedida o sistema imune materno deve criar anticorpos que garantam a continuidade da gestação.

Causas genéticas

Entre os principais motivos para falhas repetidas de implantação embrionária estão os fatores genéticos do embrião, como em caso de aneuploidias cromossômicas que ocorre quando o embrião possui um número de cromossomos que difere do normal que são 46.

As causas genéticas podem ser decorrentes de alterações no gameta paterno ou materno e estão relacionadas principalmente com a idade materna avançada.

Caso haja uma gestação mesmo com a aneuploidia cromossômica do embrião, o bebê pode nascer com alguma cromossopatia. Alguns exemplos: Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Edwards e outras.

Como aumentar as chances de implantação do embrião?

Assim como existem diferentes fatores responsáveis pelas falhas repetidas de implantação embrionária atualmente há várias formas de reduzir as chances de problemas na implantação do embrião. Conheça algumas condutas a seguir:

  • Avaliação de um especialista em reprodução humana: caso a paciente passe por abortos de repetição recomenda-se buscar auxílio de um especialista em reprodução humana para avaliação detalhada das causas e definição da abordagem mais adequada ao caso;
  • Exames clínicos: diferentes exames permitem identificar alterações na fertilidade do homem e da mulher que possam ter relação com as falhas recorrentes como verificar quadros de endometriose na mãe, fragmentação do DNA no gameta masculino, entre outras condutas;
  • Técnicas específicas na FIV: quando o casal já passou por falhas anteriores na FIV o especialista pode mudar a abordagem, como recomendando a realização do teste ERA para verificar se o endométrio está receptivo à implantação ou o Assisted-Hatching, técnica que ajuda o embrião a romper a zona pelúcida para aumentar as chances de implantação embrionária;
  • Hábitos saudáveis: o especialista também pode recomendar que o casal passe por uma readequação dos hábitos, evitando tabaco e álcool, por exemplo, priorizando uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regularmente.

Apenas um especialista em reprodução humana poderá investigar de forma abrangente as causas das falhas repetidas de implantação embrionária e definir qual o tratamento para infertilidade mais apropriado ao casal. Quer saber mais sobre a FIV, suas indicações e chances de sucesso? Confira nosso conteúdo exclusivo aqui!

Fontes:

Clínica de Reprodução Humana Mater Prime;

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina;

Ministério da Saúde;

Manual MSD.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas