A fertilidade feminina pode ser alterada por diversos fatores. Nem sempre conhecidos, muitas mulheres acabam sentindo dificuldade em engravidar. Existe uma grande variedade de mitos e verdades acerca da fertilidade humana. Por isso, é importante prestar atenção e conhecer quais são os aspectos que realmente interferem na capacidade de engravidar e gerar um bebê.
O que interfere na minha fertilidade feminina?
1. Obesidade
As pessoas obesas precisam produzir mais hormônios e estes podem reduzir as chances da mulher conseguir engravidar.
2. Magreza extrema
Assim como a obesidade aumenta a produção de certos hormônios, a magreza excessiva pode ser prejudicial à gravidez. Isso porque ocorre uma diminuição na produção de leptina, um hormônio necessário durante o ciclo menstrual.
3. Idade
A partir dos 40 anos, as mulheres podem apresentar os primeiros sintomas da menopausa, na qual deixam de ovular. No entanto, alguns anos antes da ovulação, o ciclo pode ser menos regular. É importante consultar regularmente o seu ginecologista e fazer os exames de rotina.
4. Antecedentes genéticos
Pergunte a sua mãe a idade com a qual começou a menstruar e quando chegou à menopausa. Cada mulher possui um determinado número de óvulos férteis e é bem provável que você possua uma quantidade semelhante à da sua mãe.
5. Exposição à agentes químicos
A exposição à agentes industriais desenvolvidos para a limpeza dos ambientes assim como uso de pesticidas diminui as chances de concepção.
6. Tabagismo
Fumar pode afetar o feto no seu desenvolvimento. Contudo, esse mau hábito afeta a saúde feminina e interfere nas possibilidades de gerar um filho.
7. Consumo de álcool
Muitas mulheres não compreendem os efeitos do álcool no organismo. No entanto, é preciso informar que o consumo desta substância pode ocasionar danos à fertilidade feminina. Evite o consumo frequente de bebidas alcóolicas. Esta medida diminui transtornos na ovulação.
8. Estar amamentando outro bebê
Embora possa ocorrer uma nova gravidez enquanto a mulher amamenta, a verdade é que o corpo está concentrado na produção de outros nutrientes. Por isso a fertilidade feminina pode ficar afetada.
9. Prática exagerada de exercícios físicos
Embora estar ativa seja fundamental para a saúde da mulher, a prática descontrolada de atividades físicas pode ocasionar uma redução na fertilidade.
10. Métodos anticonceptivos
Após abandonar o anticoncepcional, é normal ficar grávida em pouco tempo. No entanto, esse período nem sempre é curto e pode ser que ocorram entraves para o acontecimento de uma gestação.
Conheça mais informações a respeito da fertilidade feminina acessando a página e o blog da Mater Prime.