A gravidez depende do bom funcionamento dos órgãos que compõem os sistemas reprodutivos masculino e feminino
A fertilidade é a capacidade natural que uma pessoa tem para gerar filhos e se reproduzir, uma condição que está diretamente relacionada ao funcionamento adequado dos sistemas reprodutivos masculino e feminino. Para que a concepção ocorra, é necessário que a mulher produza óvulos de qualidade, que o homem tenha espermatozoides saudáveis e que haja condições favoráveis no organismo para que esses gametas se encontrem.
No entanto, existem vários fatores que influenciam a fertilidade, tanto feminina quanto masculina, impactando as chances de uma gravidez bem-sucedida. Ao longo do texto, vamos conhecer as principais causas de infertilidade e o que fazer para superar essa questão.
Realize a investigação da infertilidade e saiba qual é o seu caso!
Quais fatores influenciam a fertilidade feminina?
Ao conhecer os fatores que influenciam a fertilidade feminina, a paciente pode tomar certos cuidados preventivos que ajudam no planejamento da futura gravidez. Os principais fatores são:
Idade
A idade é um dos fatores mais importantes para a capacidade reprodutiva feminina. As mulheres nascem com um número limitado de óvulos, que vão sendo liberados a cada ciclo menstrual até que a reserva ovariana se esgote com a chegada da menopausa, a última menstruação.
Além disso, os óvulos perdem qualidade com o passar dos anos, e as chances de gravidez caem consideravelmente a partir dos 35 anos.
Endometriose
A endometriose ocorre quando o tecido endometrial, que reveste o útero, é encontrado fora da cavidade uterina, em locais como os ovários, tubas uterinas, bexiga e intestino.
A presença anormal do endométrio causa alterações anatômicas nos órgãos pélvicos, bem como dor e inflamação, dificultando também a liberação dos óvulos nas tubas uterinas, o que explica por que a endometriose é um dos principais fatores que influenciam a fertilidade feminina.
Distúrbios hormonais
O equilíbrio hormonal é essencial para a ovulação e para a preparação do endométrio para a implantação do embrião. Distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e problemas na tireoide podem alterar o ciclo menstrual e dificultar a gravidez.
Problemas nas tubas uterinas
As tubas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio, são responsáveis por captar o óvulo liberado pelo ovário e levá-lo até o útero. Qualquer alteração nessas estruturas impede o encontro entre óvulo e espermatozoide, inviabilizando a fertilização.
Miomas uterinos
Miomas são tumores benignos que podem se formar nos tecidos musculares do útero. Dependendo do tamanho, da localização e da quantidade, os miomas podem afetar a fertilidade, interferir na implantação do embrião ou causar distorções na cavidade uterina.
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
Infecções, como a clamídia e a gonorreia, podem provocar danos no sistema reprodutivo feminino. Se não tratadas, essas condições podem evoluir para uma doença inflamatória pélvica (DIP) e causar cicatrizes nas trompas e em outros órgãos, causando problemas de fertilidade.
Fatores imunológicos
Doenças autoimunes, como a trombofilia e a síndrome do anticorpo antifosfolipíde (SAF) podem causar o desenvolvimento de coágulos no organismo, prejudicando a fertilidade feminina.
Hábitos de vida
O estilo de vida é outro fator que influencia a fertilidade. Hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse, falta de exercícios e alimentação desequilibrada podem afetar a qualidade dos óvulos e prejudicar a saúde reprodutiva.
Tratamentos médicos
A quimioterapia e radioterapia são tratamentos que interferem diretamente na fertilidade. Isso acontece porque essas terapias não combatem apenas as células cancerígenas, mas também as células saudáveis que se multiplicam rapidamente, como as células germinativas.
Sofrendo com a infertilidade? Entre agora em contato!
Quais fatores influenciam a fertilidade masculina?
Como as causas de infertilidade estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres, vamos conhecer a seguir o que pode afetar o potencial fértil masculino.
Varicocele
Varicocele é a dilatação das veias testiculares, uma alteração que pode interferir na produção de espermatozoides. Essa condição provoca o aumento da temperatura dos testículos, o que pode afetar também a qualidade do sêmen.
Infecções no trato urinário e genital
Infecções como clamídia e gonorreia podem prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides. Em alguns casos, essas infecções podem causar cicatrizes que bloqueiam o transporte dos gametas.
Problemas hormonais
Desequilíbrios hormonais, como baixos níveis de testosterona, podem prejudicar a produção de espermatozoides e levar a uma condição chamada azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado.
Tumores
A presença de tumores nos testículos ou em áreas próximas ao sistema reprodutivo do homem pode afetar diretamente a produção de espermatozoides ou provocar distúrbios hormonais, um dos fatores que influenciam a fertilidade.
Hábitos de vida
Assim como as mulheres, os homens também são impactados por um estilo de vida prejudicial. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse, uso de substâncias anabolizantes e sedentarismo têm impacto direto na capacidade reprodutiva.
Quais fatores influenciam a fertilidade do casal?
Em muitos casos, a fertilidade do casal pode estar relacionada a fatores que afetam tanto o homem quanto a mulher. Algumas das condições mais comuns que influenciam a fertilidade conjugal são:
- Distúrbios hormonais;
- Doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão;
- Hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool em excesso;
- Falta de controle do estresse;
- Doenças genéticas e infeciosas.
O que fazer em casos de dificuldade para engravidar?
Quando o casal não consegue uma gravidez após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos, ou 6 meses se a mulher tiver mais de 35 anos, a infertilidade pode ser diagnosticada.
Nesses casos, deve-se buscar auxílio médico especializado para investigar os fatores que influenciam a fertilidade e combater a causa que está impedindo a gestação. Dessa forma, o médico pode indicar o tratamento específico de acordo com o diagnóstico.
Adotar um estilo de vida mais saudável com mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos e redução dos níveis de estresse pode ajudar a melhorar a fertilidade naturalmente.
Dependendo da condição diagnosticada, o médico pode indicar tratamentos cirúrgicos específicos, como a correção da varicocele nos homens ou a remoção dos focos de endometriose para amenizar os sintomas da doença nas mulheres.
Tratamentos de reprodução humana para casos de infertilidade
Os tratamentos de reprodução humana assistida são uma opção bastante viável para casos de infertilidade. Técnicas, como a inseminação artificial, coito programado, fertilização in vitro (FIV) e injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), podem ser indicadas de acordo com a gravidade e complexidade do caso.
Com a orientação de um especialista em reprodução humana qualificado, a infertilidade pode ser devidamente tratada para possibilitar a tão sonhada gravidez. Converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre como podemos te ajudar nessa jornada. Entre em contato e agende uma consulta com a Mater Prime.
Fonte: