Fale conosco pelo WhatsApp

Quais as causas da falha na inseminação artificial?

Quais as causas da falha na inseminação artificial?

O advento da medicina permite que milhares de casais com alguma dificuldade em engravidar consigam realizar o sonho da maternidade. Com as técnicas de reprodução assistida, boa porcentagem consegue alcançar o objetivo, porém é necessário explicar que nem sempre os procedimentos indicados podem surtir em um resultado positivo. Diversos fatores podem resultar em falha na inseminação artificial ou no procedimento de Fertilização in Vitro, por exemplo.

Quais as causas da falha na inseminação artificial?

 

Isso não deve trazer frustração ao casal. Se um procedimento não tiver sucesso, realizá-lo pela segunda vez tornará as chances de o resultado ser positivo maior. Pegue como exemplo a inseminação artificial. Como qualquer tratamento, a técnica exige investigação prévia da saúde e da fertilidade do casal. Após a análise criteriosa do especialista em reprodução, será identificada as chances de sucesso e de falha na inseminação artificial.

Assim como qualquer tratamento de fertilidade, é necessária uma sequência de cuidados antes do procedimento em si. No primeiro momento serão feitos diversos exames de diagnósticos e muita conversa com o ginecologista obstetra especialista em reprodução humana.

Feito isso e identificado que a inseminação artificial será o caminho a ser percorrido, agora é hora de dar prosseguimento ao processo de reprodução assistida. A mulher será submetida a administração de medicamentos que ajudam na estimulação da ovulação. A intenção é obtenção de um número maior de folículos, de dois a três considerados maduros, e aumentar as chances da mulher produzir óvulos para a futura inseminação.

Essa etapa do tratamento dura de 10 a 15 dias, e nesse período a paciente recebe doses diárias de Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH), de forma injetável. Ultrassonografias ajudam na verificação do comportamento do corpo e quando identificada a geração dos folículos maduros, é hora de o parceiro ir ao laboratório ou clínica para colher o sêmen.

Esse material genético é analisado e preparado, sendo separado os espermatozoides móveis dos imóveis, selecionando os com maiores chances de sucesso no processo de fecundação.

O que é inseminação artificial?

Diferente da Fertilização in Vitro, em que a fecundação do óvulo acontece em ambiente laboratorial, na inseminação artificial isso é feito dentro do endométrio feminino. Após o sêmen ter o tratamento adequado, a paciente receberá esses espermatozoides em seu útero dentro do consultório, com o auxílio de um cateter.

Nessa hora o processo é totalmente natural, sendo que a qualidade seminal do homem e ovulatória da mulher é o que garantirá o sucesso ou a falha na inseminação artificial. Para verificar a ovulação feminina é feito uma nova ultrassonografia e não constatada nenhuma anormalidade é esperar que a gravidez se concretize.

Chances de sucesso na inseminação artificial

Assim como em qualquer procedimento de reprodução assistida, as chances dependem de diversos fatores. A média, entretanto, é de 15% a 20% das mulheres submetidas a inseminação artificial engravidem na primeira tentativa e esse índice sobe quando o procedimento é feito por três vezes, sendo de 40% a 50% de sucesso. A falha na inseminação artificial pode ocorrer e é indicado a Fertilização em Vitro quando essas tentativas não retornam resultados.

Qual o valor de uma inseminação artificial?

O valor do procedimento de reprodução assistida varia de clínica para clínica e de médico para médico. As estimativas indicam que a inseminação artificial pode ser até quatro vezes mais barata que a Fertilização in Vitro.

Isso significa que o casal deve ter uma reserva financeira ou apoio financeiro suficiente, pois em caso de falha na inseminação artificial na primeira tentativa, é indicado a realização de um novo procedimento. Cada procedimento terá um valor a ser pago.

Saiba mais sobre a Clínica de Reprodução Humana Mater Prime.

Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.

Posts Recentes

Categorias

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba novidades e dicas